quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Centro de Controle de Zoonoses em Salvador

Encontrei a matéria a seguir em resposta a reclamação de uma cidadã soteropolitana a respeito de cães abandonados nas ruas da cidade.

Fonte: Jornal A Tarde on line - http://cidadaoreporter.atarde.com.br/?p=4626

“A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que a missão do Centro de Controle de Zoonoses é proteger a saúde da população do município de Salvador, contudo é evidente a disposição da Prefeitura em incluir nas políticas públicas de saúde a questão da Promoção à Saúde Animal. Para tanto, realizamos uma série de ações que protejam a população contra as zoonoses.
Um Compromisso de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público da Bahia foi firmado e a SMS tem parte das responsabilidades de execução,cabe-nos informar as ações que estão sendo executadas através do Centro de Controle de Zoonoses:
- A SMS realiza serviços de castração de cães e gatos desde 2007, atendendo ao referido CAC. Desde então, 1.873 animais já foram castrados.
- Atendemos as Organizações de Proteção Animal de maneira especial e prioritária, reservando dos 250 procedimentos a serem realizados por mês, uma cota de 80 castrações. Isso equivale a 32% do total em relação à demanda da população em geral.
- A SMS adotou uma estratégia de vacinação casa a casa de cães e gatos desde 2005, imunizando 160.000 cães por ano, dos 200.000 existentes. A ação tem impacto direto no controle da raiva na cidade, o que é confirmado pela ausência de casos de raiva humana, objetivo do trabalho da SMS.
- De acordo com o atual censo animal realizado pela SMS, a população de cães de ruas é estimada em 40.000. Redução de 34% em relação ao número de 60.000 veiculado pela imprensa.
- Desde a assinatura do CAC, a Prefeitura de Salvador vem realizando ações que incorporaram o conceito de Bem Estar animal, como as de Educação em Saúde e Posse Responsável. As atividades são realizadas permanentemente pelos Agentes de Endemias e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses em palestras nas escolas da cidade, feiras de saúde, entrevistas em diversos veículos de comunicação, orientação à população em geral e confecção de material educativo direcionado ao tema.
- O Registro Geral Animal está em fase de implantação, com Projeto e Licitação para compra de microchips e insumos. A perspectiva é registrar 200.000 animais.
- Em 2011, a SMS estará realizando novo chamamento público para contratar mais clínicas para realizar a castração de cães e gatos, o que deverá ampliar o atendimento ao cidadão.
- O animal só deve ser recolhido das ruas quando de fato é comprovada alguma doença. Nesse caso, as pessoas devem ligar para o CCZ e solicitar a presença de um agente. O número de contato é o 3611-7309″.

Nenhum comentário:

Postar um comentário